quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estruturando um jogo: Namespaces

1- Namespaces

Namespaces são muito importantes na organização de um projeto. Através deles, podemos categorizar os códigos. Por exemplo, códigos de sons ficam separados dos de imagens. Também podemos separar conforme o nome do programador, facilitando a identificação dos autores de cada trecho.

No header, fazemos algo do tipo:

namespace Pedro
{
  class MinhaClasse {
    public:
      MinhaClasse();
      virtual ~MinhaClasse();
  };
}
No source, fazemos algo do tipo:
namespace Pedro
{
  MinhaClasse::MinhaClasse()
  {
  }
 
  MinhaClasse::~MinhaClasse()
  {
  }
}
Além disso, podemos usar classes com nomes iguais em namespaces diferentes:
class MyClass {
  public:
    MyClass();
    virtual ~MyClass();
 
    sf::Clock mClock1;
    MyStuff::Clock mClock2;
};
Para que você não precise ficar digitando o nome de seu namespace a todo momento, você pode definir quais classes de quais namespaces você usará, de forma que precisa apenas digitar o nome da classe.
using Pedro::MyClass;
using sf::Clock;

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